"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende". (César Coll)

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Volta às aulas

A cada vez que voltam as aulas trazemos conosco a esperança realimentada, o desejo por fazer mudanças significativas nos alunos ganha fôlego. Afinal, tivemos o tão necessário descanso!
Para uns, foi pouco o tempo. O dia a dia é tão corrido que janeiro não dá conta resolver pendências ou resolveu- se tanta coisa que descanso mesmo...
Outros, entretanto, já estão cansados de ficar em casa. Embora gostem, têm dificuldade de desacelerar.
Mas, seja de qualquer um dos lados que você esteja, não importa! Vamos voltar.
Estamos iniciando mais um ano letivo. São 200 dias intensos: avaliações, festas, mediação de conflitos, relação ensino-aprendizagem, emoções, alegrias, encantamento, descontentamento... Ufa!!!
Ser professor é isso! É desafio, é esperança, é não ter um dia igual ao outro, mas é saber, sobretudo, que fazemos a diferença na vida de nossos alunos.
Esse período de retorno é a oportunidade de criarmos ou recriarmos regras coletivas, de definirmos coletivamente os combinados e traçar o início do envolvimento emocional dos alunos entre si e com o professor.
Não podemos perder de vista que os alunos retornam com a cabeça ainda nas férias, ansiosos para compartilhar suas novidades sobre tal período.
Durante as férias é comum que o ritmo deles seja modificado: os horários tornam- se mais flexíveis, as obrigações diárias diminuem dando lugar a mais diversão. Por isso, não é estranho que retornem dispersos e/ ou sonolentos.
De nada adianta ignorar ou repreender este comportamento e seguir para os conteúdos, para a dinâmica de aula tradicional: quadro, livro, caderno... Isso não os motivará, pois seus interesses no momento são outros. É preciso que a rotina de trabalho seja incorporada progressivamente, fazendo uma ligação entre a euforia do momento de vida dos alunos, com a necessidade de voltar- se para as questões escolares.
Aí vão algumas dinâmicas para a volta às aulas.
Bom retorno!


Balão dos sonhos

* Ano de escolaridade: a partir de 5º ano
*Objetivos: integrar o grupo e falar dos sonhos.
*Descrição: entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir para que anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo. Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira. O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo.
*Finalizar: finalizar com um abraço, desejando boas vindas


História coletiva

* Ano de escolaridade: educação infantil ao 3º ano
*Finalidade: desenvolver a fantasia e reflexão quanto ao entrosamento do grupo.
*Característica: imaginação, verbalização, rapidez, espírito de equipe.
Descrição:
1. Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).2. A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.3. Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.
Comentários:O educador (coordenador) deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA

Meu nome é...

*Ano de escolaridade: educação infantil ao 3º ano
*Finalidade: Reconhecimento do nome, letras do alfabeto, conhecimento do grupo.
*Descrição:
1-Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda.
2-Peça que cada uma identifique seu nome (Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes) .
3- Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares).
4- Agrupe as crianças de acordo com as afinidades.
5- Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá.
6- Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural.

* Comentários:Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário